Papo de Psicóloga,  Saúde Mental

Como não ser Sem Noção no Natal

Para algumas pessoas, o Natal pode ser uma época realmente difícil do ano e tensa para a saúde mental
Os motivos podem ser diversos, como experienciar situações complicadas com a família, encontrar a família, não encontrar a família, estresse acerca da comida, solidão, pressão sobre o que o Natal supostamente deveria ser, dificuldade com sobriedade, luto, ausência de pessoas queridas, dificuldade financeira, entre outras pressões gerais que circulam a temporada de festas.

 

Se você se sente triste ou solitário essa época do ano ou se você não quer passar as festas com sua família porque você se sente feliz em outro lugar, procure se respeitar. Se liberte da pressão de como você “deveria” se sentir. Suas festas não tem que ser como disseram que tem que ser.

 

Manual de como não ser sem noção no Natal:

 

Comida, Corpo e Autoimagem

O Natal pode ser muito difícil para pessoas com distúrbios alimentares e transtornos de autoimagem. Muito da cultura das festas gira em torno da comida, jantar, menus natalinos.

 

 

Não faça comentários sobre o corpo de outra pessoa.

Acredite, se ela engordou, emagreceu, mudou o cabelo, fez uma cirurgia plástica ou uma tatuagem, ELA SABE DISSO.

Muitos dos transtornos alimentares e de autoimagem se iniciam por conta das opiniões de terceiros. A pessoa passa a querer mudar como se parece para se validar frente à aprovação dos outros.
Ah! Também não comente sobre o que ou o quanto alguém está comendo.

 

Relacionamentos

 

Não pergunte sobre os(as) namoradinhos(as), não perguntem a um casal quando será o casamento, ou quando eles terão filhos

 

 

Isso é invasivo, e a cobrança pode impactar muito na autoestima e saúde mental das pessoas. Você não sabe se essas pessoas estão passando dificuldades justamente nesses aspectos. Essas perguntas podem trazer extremo desconforto e ansiedade.

 

Preconceitos em forma de piadas

Alô né?! O ano é 2021 é você ainda tá fazendo “brincadeira” racistas, xenofóbicas, LGBTQIA+fóbicas, machistas, misóginas, ou de cunho religioso??? Por favor, melhore!

 

 

(Vale lembrar que essas “brincadeiras” configuram crime hein?!)

 

 

Comparações

 

 

“Seu primo com a sua idade já era CEO da empresa”. Fod4$$3. Seu conceito de sucesso não necessariamente é igual ao dos outros. Não compare!! Cada um tem sua trajetória.

 

Pandemia

 

 

Preocupações sobre isolamento social e sobre como as festas de fim de ano podem impactar a situação da pandemia nos próximos meses (como vimos acontecer na passagem de 2020 para 2021) podem causar extrema ansiedade. Sim, ainda! Não, não é todo mundo que já está a vontade para encontrar com muitas pessoas. Respeite.

 

Luto

 

 

Não force a barra para pessoas que perderam pessoas queridas celebrem as festas da mesma maneira que você, ou da mesma maneira que antes da perda. As festas podem ser um momento extremamente doloroso para elas. Acolha, respeite, deixe ela decidir se quer participar.

 

E pra você que passa por alguma angústia relativa às festas:

 

A regra dos outros não precisa ser a sua.

Sua aparência física, se você está em um relacionamento, se vai ou não ter filhos, se tem uma carreira que os outros não consideram bem sucedida não definem quem você é, e seu valor pessoal.

Muitas vezes sofremos pressão para esse tipo de coisas sem nem sequer desejarmos elas de verdade. Escolher um caminho diferente do que sua família acha que é o melhor não quer dizer que você está vivendo errado.

Não deixe que estas cobranças definam seu valor pessoal. Espero que você tenha um Natal possível. E que fique bem!

 

Um bom Natal para quem é de Natais 😉
Paz e conforto para quem não é =)

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *