-
Pôr do sol no Atacama
Era um fim de tarde no Deserto do Atacama, e o cenário parecia saído de um filme antigo. A vastidão árida do deserto estendia-se em todas as direções, pontuada apenas por formações rochosas e montanhas que pareciam esculpidas pelo vento ao longo dos séculos. O céu, que durante o dia tinha sido azul, começava a se transformar, preparando-se para um espetáculo de cores que prometia ser inesquecível. Sentei-me com minhas amigas em uma das grandes rochas, a superfície quente ainda irradiando o calor acumulado do dia. O vento trazia misturado o cheiro seco e terroso característico do deserto. Enquanto observava o…
-
Ônix
Ônix era o nome daquela bolinha de pelos preto que acabava de entrar para a família. Ônix também é a pedra negra que, dizem, representa o meu signo do zodíaco – capricórnio. Mas Ônix era geminiano, se é que animais têm signos. Precisamente ele faria anos no dia de hoje, se ainda habitasse este plano. Mas ele ainda parece estar por aqui, quando vez por outra me deparo com cachorrinhos que me olham nos olhos. É como se um toque sutil de sua presença ressoasse em outros doguinhos. Lembro-me que, de manhã, ele acordava comigo da noite dormida costas com…
-
GOALS International Master
Depois de 4 anos tentando derrubar um muro, percebi que o ideal seria contornar o muro. As vezes a gente precisa enxergar outros caminhos 🙃 Neste meu “ciclo olímpico” de aplicações para mestrados no exterior, criei, recriei, entendi, me perdi, me reencontrei e encontrei o propósito da minha carreira. Depois de revirar o mapa mundi inteiro atrás das oportunidades certas, e de um tantão de NÃO’s, os SIM’s começaram a vir, e não só fui aceita em três Universidades Britânicas 🇬🇧 e uma Belga 🇧🇪 neste período (em cursos que não poderia cursar sem conseguir bolsa ), como venho contar…
-
eles eram iguais…
É porque no fim, eles eram iguais mas estavam opostos… Se despediram sem data de reencontro. Mas que diferença isso fazia, na atual circunstância? O espaço geográfico entre eles nunca fez diferença, na verdade, então porque isso fazia uma ruga aparecer na testa dela agora? Ela abriu os olhos mas não quis se levantar, como o Eduardo, naquela canção. Estava há mais horas do que deveria contemplando o teto do quarto, tomada por uma leve tristeza resignada. Ainda sentia algo por ele, e ainda não sabia nomear. Sentia falta da amizade, era fato. Mas não era só isso… …
-
34 coisas importantes que eu gostaria que a “eu” do passado tivesse aprendido antes
Tem alguns momentos que a gente se pega diante da vida se questionando como seríamos ou estaríamos se tivéssemos aprendido certas coisas antes. Como se fosse possível escrever uma carta para nós mesmos no passado, mesmo sabendo que nosso eu mais jovem jamais seguiria aqueles conselhos. Bom, falo por mim, a Thayz novinha era mais cabeça dura do que a de hoje que escreve para ela. Mas gostaria de saber qual seria a reação e sensação que ela teria ao ler essa carta. Dos meus 34 anos, 4 meses e 11 dias, deixo para uma Thayz atemporal no passado, 34…
-
Alguns objetos tem vida… Alguns dão vida
Sobre objetos que marcam, sem nem você se dar conta Eu trouxe essa caneca de um bate e volta em Bruges, na Bélgica. Eu lembro muito pouco desta viagem como um todo, que se deu por ocasião do casamento da minha prima, na Alemanha. Aproveitei a ousadia de sair “de férias” em pleno final de abril (veja bem, eu trabalhava em uma escola, nas escolas a regra é clara: férias acontecem em janeiro e julho), e o investimento financeiro, para esticar para outros países e cidades, que resultou em uma viagem de 10 dias na qual passei por…
-
Sobre mudanças e como vejo o sol
Da janela do apartamento novo que estou morando, vejo o pôr do sol. Pelos últimos 10 anos eu não vi o pôr do sol da janela de casa, já que eu morava num apartamento de face norte, ou seja, que pega o sol da manhã. Já houve época em que eu acordava antes do sol, e portanto não via ele nascer. Quando ele chegava eu já estava a meio caminho da Avenida Higienópolis, onde eu trabalhava e precisava chegar antes das 7h. Houve época que acordava junto com ele, e conseguia vê-lo um pouquinho antes de sair ~…
-
Como não ser Sem Noção no Natal
Para algumas pessoas, o Natal pode ser uma época realmente difícil do ano e tensa para a saúde mental Os motivos podem ser diversos, como experienciar situações complicadas com a família, encontrar a família, não encontrar a família, estresse acerca da comida, solidão, pressão sobre o que o Natal supostamente deveria ser, dificuldade com sobriedade, luto, ausência de pessoas queridas, dificuldade financeira, entre outras pressões gerais que circulam a temporada de festas. Se você se sente triste ou solitário essa época do ano ou se você não quer passar as festas com sua família porque você se sente feliz em…
-
Tradutor de Emoções
As emoções e os sentimentos confortáveis são muito fáceis de identificar né?! Aquelas que fazem você sorrir, cantar, brincar, rir… E os desconfortáveis, você consegue perceber bem? Por exemplo, algumas pessoas não conseguem entender que estão sentindo ciúmes, mas ficam emburradas, brigam, choram… E não sabem o motivo! Se você é desse time, e gostaria se conhecer melhor, o Tradutor de Emoções é para você! Tradutor de Emoções é um aplicativo inovador, onde você scanneia diariamente seu rosto com a tecnologia face ID, e marca numa lista o que você vivenciou no dia, e reações que teve (Existe…
-
Política, Esporte e Psicologia
Esporte e Política NÃO se misturam??? Deixa eu te contar uma coisa… Tudo é político!!! Viver é um ato político, nossas decisões são políticas, e nós fazemos política todos os dias (até mesmo quando nos omitimos). O que a gente precisa, em primeiro lugar, é parar de associar política unicamente com partidos e governo. E por que no Esporte seria diferente? Apesar de entidades como o COI e a FIFA proibirem manifestações políticas durante competições como as Olímpiadas e a Copa do Mundo, algumas manifestações políticas já aconteceram na história dos Jogos Olímpicos (isso sem falar de…